Ainda não há comentários

Tema da Palestra de 04 de Outubro – ALLAN KARDEC

ALLAN KARDEC

Hippolyte Léon Denizard Rivail foi um influente educador, autor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do Espiritismo, também denominado de Doutrina Espírita.
Foi discípulo do reformador educacional Johann Heinrich Pestalozzi e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais (mais notoriamente a mediunidade), assuntos que antes costumavam ser considerados inadequados para uma investigação do tipo.
Adotou o seu pseudônimo para uma diferenciação da Codificação Espírita em relação aos seus anteriores trabalhos pedagógicos.

As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo, sob o pseudônimo Allan Kardec, são:

“O Livro dos Espíritos” – Princípios da Doutrina Espírita – publicado em 18 de abril de 1857;
“O Livro dos Médiuns” – Guia dos Médiuns e dos Evocadores – publicado em janeiro de 1861;
“O Evangelho segundo o Espiritismo” publicado em abril de 1864;
“O Céu e o Inferno” – A Justiça Divina Segundo o Espiritismo – publicado em agosto de 1865;
“A Gênese” – os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo – publicado em janeiro de 1868.

“A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação.” (O Céu e o Inferno, Primeira Parte, cap. 2)

Publicar um comentário